Neste vídeo o Motorola Droid com Android 2.0 é colocado lado a lado do iPhone 3GS e o autor compara diversos aspectos.
Segue aqui um resumo para quem não quiser assistir o vídeo inteiro:
- Browser: A navegação, rolagem, zoom tudo funciona igual. A velocidade é bem semelhante. Na rede Wi-Fi o Droid foi mais rápido, mas na rede 3G o iPhone ganhou por pouco. Uma vantagem do iPhone é o suporte ao multitouch (que não sei porque tiraram do Droid, segundo rumores pelos direitos autorais da Apple).
- Entrada de Texto: O teclado virtual funciona de forma semelhante em ambos. Mas o Droid tem o teclado físico o que para muitos é uma vantagem, depende do gosto de cada um.
- Customização: Este o iPhone perde feio, porque não existe customização e esta é uma das grandes vantagens da plataforma aberta do Android. No Android a customização é levada ao nível mais alto. A prova disto é que celulares como o HTC Hero, Motorola DEXT e o Droid, Sony Ericsson Xperia X10, customizaram o Android ao máximo, com todos alterando de forma incrível a tela inicial do aparelho, permitindo navegar entre 5 a 7 telas na tela Home, e ainda criar diversos perfis. O suporte a Widgets no Android simplesmente deixa a tela inicial incrível pois são aplicações que rodam alí mesmo, e os fabricante já colocam muitos Widgets nativos como os clássicos de previsão de tempo, Twiter, Facebook, youtube, músicas, e ainda os diversos Widgets de tudo que você pode imaginar para baixar no Market. Toda a parte de galeria de fotos, vídeos, músicas, contatos (geralmente integrando com todas as redes sociais) é customizado pelos fabricantes, e ainda se quiser, você pode baixar mais aplicações no Market. Lembrando: No Android qualquer aplicação nativa pode ser alterada.
- Scroll de Contatos: O autor comparou a velocidade do scroll dos contatos e ambos aparelhos tiveram uma performance igual. No Droid tem aquele botaozinho para escoher a letra e navegar direto, que não sei se no iPhone tem.
- Google Maps: As funcionalidades são semelhantes. No iphone o zoom é feito com o multitouch e no Droid com botões de + e - que aparecem na tela. No Droid tem algumas opções que no iPhone não tem tipo colocar Layers. Mas a grande vantagem do Droid fica pelo Google Maps Navigation, lançado com o Android 2.0, que leva a experiência do usuário em utilizar o Google Maps e o GPS para outro nível.
- App Store x Android Market. Aqui o iPhone ainda da um banho no Android e tem mais de 100.000 aplicativos. O Android Market foi completamente reformulado e está com um visual muito bom, tem diversas aplicações livres, mas ainda precisa correr atrás para ter tantos aplicativos como no iPhone.
- Processo em Paralelo: Esta o autor esqueceu! Até o momento estou apenas escrevendo a opinião do autor do vídeo, mas neste item vou expressar a minha. No iPhone você somente executa uma aplicação de cada vez. No Android os processo rodam em paralelo, você pode tirar uma foto, logo depois compartilhá-la, como por exemplo enviar para seu Album no Picassa, e enquanto o upload está sendo feito você pode fazer qualquer outra coisa, como navegar no Market, baixar um joguinho.. e depois caso precise enviar um email, pode ir lá abrir o Gmail e enviar o email tranqüilamente. De forma natural, como deveria ser, a sua foto foi enviada para o seu álbum e o seu joguinho foi instalado. E então você recebe os alertas na barras de notificações, informando que tudo foi realizado com sucesso. Incrível.
_____________________
Este não é o primeiro review que coloca estes dois aparelhos lado a lado. Já teve alguns como o review do pessoal da engadget que anunciaram o celular como o próximo iPhone Killer, será? Um fato é verdade, a velocidade com que o Android está evoluindo e a competiçao entre os fabricantes do grupo OHA está deixando a coisa interessante, mas para a coisa voar mesmo, o Android Market precisa ganhar proporções mais altas.
Lembrando que o lançamento do Droid está previsto para 6 de novembro e lojas como a Best Buy já estão fazendo as pré-compras por $199,00.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário