Olá pessoal, segue uma breve explicação das mudanças de configuração do SDK 2.0.
Todos os exemplos do livro Google Android continuam funcinondo em todas as versões de SDKs, o que muda é apenas como configurar o ambiente de desenvolvimento, o que estou explicando aqui.
O SDK do Android mudou para a versão 2.0. Agora ao fazer o download do SDK ele não vem com uma plataforma específica, por exemplo as versões 1.0, 1.1, 1.5 ou 2.0.
O novo SDK possui a seguinte estrutura de diretórios. A pasta "platforms" é onde cada versão do Android será instalada.
Apenas uma explicação da notação utilizada. O SDK é o software que instalamos no computador, e ele vem com a documentação do Android e algumas ferramentas importantes como "adb" localizada na pasta tools.
Mas uma plataforma é o sistema operacional do Android. Então depois de instalar o SDK, precisamos instalar as plataformas para a versão que desejamos desenvolver.
Por exemplo no meu SDK eu instalei todas as plataformas (1.1, 1.5, 1.6 e 2.0), então eu posso testar e utilizar todas estas diferentes versões do Android.
Mas como fazemos para instalar uma nova plataforma ?
Repare que nesta pasta existe o aplicativo "SDK Setup.exe" que ao ser executado, nos mostra todos as plataformas atualmente instaladas. Como podemos ver no título da janela, o nome deste aplicativo utilitário é "Android SDK and AVD Manager"
Nesta tela podemos ver visualmente tudo que está instalado no SDK. Lembre-se que um SDK é constituido de várias plataformas que são as versões do sistema operacional do Android (1.1, 1.5, 1.6, 2.0).
Para instalar uma nova plataforma é simples. Clique em "Available Package" e siga o assistente. Se tiver problemas com o "https", entre em "Configurações" e troque para fazer a conexão com "http".
Note que podemos instalar as plataformas, a documentação do Android mais atualizada, o driver USB para executar aplicativos em um celular real, e a API do Google Maps que é um pacote liberado a parte do Android.
É isso. Depois de instalar as plataformas precisamos criar um AVD (Android Virtual Device), o qual é utilizado para simular um celular real, especificando qual plataforma (sistema operacional), resolução de tela e tamanho do cartão de memória será utilizado.
Um AVD simula um celular real, e ao executar o emulador do Android precisamos informar qual o AVD. Através do "Android SDK and AVD Manager" também podemos criar um AVD. Basta clicar em "Virtual Devices" e criar um novo.
Para mais detalhes de como criar um AVD leia este tutorial publicado no Portal Android.
@Dica: Dentro do Eclipse, acesse o menu "> Window > Android SDK and AVD Manager" para abrir este mesmo utilitário de configuração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário