sábado, 31 de outubro de 2009

Mudanças de configuração no SDK 2.0

Olá pessoal, segue uma breve explicação das mudanças de configuração do SDK 2.0.

Todos os exemplos do livro Google Android continuam funcinondo em todas as versões de SDKs, o que muda é apenas como configurar o ambiente de desenvolvimento, o que estou explicando aqui.



O SDK do Android mudou para a versão 2.0. Agora ao fazer o download do SDK ele não vem com uma plataforma específica, por exemplo as versões 1.0, 1.1, 1.5 ou 2.0.
O novo SDK possui a seguinte estrutura de diretórios. A pasta "platforms" é onde cada versão do Android será instalada.

Apenas uma explicação da notação utilizada. O SDK é o software que instalamos no computador, e ele vem com a documentação do Android e algumas ferramentas importantes como "adb" localizada na pasta tools.

Mas uma plataforma é o sistema operacional do Android. Então depois de instalar o SDK, precisamos instalar as plataformas para a versão que desejamos desenvolver.
Por exemplo no meu SDK eu instalei todas as plataformas (1.1, 1.5, 1.6 e 2.0), então eu posso testar e utilizar todas estas diferentes versões do Android.



Mas como fazemos para instalar uma nova plataforma ?

Repare que nesta pasta existe o aplicativo "SDK Setup.exe" que ao ser executado, nos mostra todos as plataformas atualmente instaladas. Como podemos ver no título da janela, o nome deste aplicativo utilitário é  "Android SDK and AVD Manager"


Nesta tela podemos ver visualmente tudo que está instalado no SDK. Lembre-se que um SDK é constituido de várias plataformas que são as versões do sistema operacional do Android (1.1, 1.5, 1.6, 2.0).

Para instalar uma nova plataforma é simples. Clique em "Available Package" e siga o assistente. Se tiver problemas com o "https", entre em "Configurações" e troque para fazer a conexão com "http".

Note que podemos instalar as plataformas, a documentação do Android mais atualizada, o driver USB para executar aplicativos em um celular real, e a API do Google Maps que é um pacote liberado a parte do Android.

É isso. Depois de instalar as plataformas precisamos criar um AVD (Android Virtual Device), o qual é utilizado para simular um celular real, especificando qual plataforma (sistema operacional), resolução de tela e tamanho do cartão de memória será utilizado.

Um AVD simula um celular real, e ao executar o emulador do Android precisamos informar qual o AVD. Através do "Android SDK and AVD Manager" também podemos criar um AVD. Basta clicar em "Virtual Devices" e criar um novo.

Para mais detalhes de como criar um AVD leia este tutorial publicado no Portal Android.

@Dica: Dentro do Eclipse, acesse o menu "> Window > Android SDK and AVD Manager" para abrir este mesmo utilitário de configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário